INTRO VIDEOS REFERÊNCIAS ENG

REMIX TEXTURAS


VISLUMBRES DA AMAZÔNIA

Por uma cartografia crítica da Amazônia

As REMIX TEXTURAS são fragmentos em vídeos, selecionados a partir do imaginário midiático que marcou a memória de gente na Amazônia. A coletânea destaca uma produção popular local, juntamente com material nacional e internacional, que referencia a região entre documentários, filmes, entrevistas, noticiário, performances e videoarte, publicidade televisiva e video clips musicais.

Os videos remixados foram produzidos originalmente durante uma pesquisa colaborativa realizada a partir de encontros imersivos entre 2011 e 2012 em Belém e Santarém, duas cidades urbanas amazônicas. O projeto denominado Dossiê - Por uma cartografia crítica da Amazônia , propôs um mapeamento político e poético, baseado na troca de informação com o objetivo de ampliar o debate sobre arte, as tecnologias e a relação entre poder e espaço geográfico na região. Este processo de trabalho, reunindo práticas e métodos coletivizados, foi um importante exercício para re-significar nossas visões e referências contrapondo à concepção global superficializada sobre este território, e assim, destacar o que realmente valorizamos.

Originalmente produzidas em cinco partes, as REMIX TEXTURAS foram propostas como videografia dos cinco capítulos correspondentes à documentação impressa e digital. Para além da leitura em texto, as imagens também contam a nossa história.

Em 2017, os vídeos foram re-editados e traduzidos para "olhos estrangeiros", à convite da curadora Ursula Maria Probst para a exposição WELT KOMPAKT? realizada no espaço frei_raum Q21 exhibition space (Viena, Áustria).